Páginas

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dr. Marcos Eberlin, Professor da UNICAMP defende o Desing Inteligente

A Unicamp atualmente é a terceira melhor Universidade da América Látina, perdendo apenas para a USP e para o Pontíficia Universidade Católica do Chile, isso é graças ao número de pesquisas científicas que são públicadas a cada ano em conjunto com os intercâmbios criados com outras faculdades.

O Dr. Marcos Eberlin é presidente da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas e membro da Academia Brasileira de Ciências. Professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e autor de mais de 300 artigos científicos com mais de três mil citações. Realizou pós-doutorado na Purdue University, Estados Unidos, e orientou diversos mestres, doutores e pós-doutores. Nesta entrevista concedida ao jornalista Michelson Borges, o Dr. Eberlin procura desfazer alguns mal-entendidos sobre a Teoria do Design Inteligente, que ele defende:

O que é exatamente a teoria do design inteligente (TDI)?

A TDI é uma teoria científica, defendida por uma comunidade crescente de cientistas gabaritados do mundo todo e de várias áreas, e que procura estabelecer metodologia científica robusta capaz de detectar sinais de inteligência na vida e no universo. Através desses métodos, a TDI reinterpreta todo o arsenal de dados riquíssimos e com detalhamento altíssimo disponíveis hoje sobre o funcionamento da vida e do universo. E a partir dessa análise cuidadosa, sem pré-conceitos, desapaixonada e racional, feita dentro de todo o rigor da metodologia científica que rege as ciências históricas, a TDI conclui, procurando seguir os dados aonde quer que eles levem, que esses dados apontam com muita segurança para uma mente inteligente e consciente como a única causa conhecida, necessária e suficiente para a vida e o universo. Ou seja, o design detectado no universo e na vida não é aparente ou ilusório, mas real e inteligente.

Alguns dizem que a TDI é um tipo de criacionismo. O que o senhor diz?

O criacionismo tem várias vertentes, mas a principal é aquela que assume que um Ser todo-poderoso projetou e criou o universo e a vida. O criacionismo bíblico vai muito mais longe e dá nome e endereço ao Criador; descreve Sua intenção e Seus métodos, e faz muitas outras afirmações que estão muito além da capacidade da Ciência de investigá-las, devido às muitas limitações da metodologia científica. Ou seja, o criacionismo parte de pressuposições filosóficas e teológicas, fecha com essas pressuposições e confere a elas racionalidade quando encontra na natureza e, eventualmente, na Ciência suporte às suas teses.

A TDI, porém, não tem absolutamente nada a ver com teses criacionistas, de qualquer vertente. Nelas não se inspira e não se apoia. A TDI busca, pura e simplesmente, da forma mais honesta possível, escrutinar os dados científicos brutos e interpretá-los corretamente, sem absolutamente nenhum pressuposto, nenhuma predefinição de como ou qual seria a nossa conclusão. Concluímos por uma mente inteligente como causa primeira da vida e do universo pela obrigação que todos os cientistas têm de seguir sempre as evidencias, as informações fornecidas pelas caixas-pretas da vida e do universo, deixando ao máximo nossa subjetividade, naturalista ou teísta, de lado. “Escutamos” o que as moléculas que sustentam a vida têm a nos dizer, o que os “ecos moleculares” ecoam, e nada mais! Os dados, as evidências, as interpretações desapaixonadas, esses são os líderes da TDI, sua regra de prática, sem fé!

Os dados, felizmente para os criacionistas e infelizmente para os naturalistas, aqueles obtidos de forma independente e despreconceituosa, coincidem com o cerne da visão criacionista. Isso é inquestionável. Por causa dessa coincidência, casual, alguns desinformados e outros mal-intencionados, por não gostarem da consequência da conclusão da TDI, tentam “colar” na TDI o rótulo de religião, para assim poder classificá-la (e não refutá-la) como pseudociência, tentando tirar o mérito da TDI não pela força dos argumentos, mas pela semântica subjetiva e efêmera de uma pseudoclassificação. Mas contra fatos não há pseudoargumentação ou gosto que resista! E o reconhecimento da TDI como teoria científica sólida é hoje crescente e inevitável.

O biólogo Henrique Paprocki disse recentemente que “o principal problema do Design Inteligente é montar sua teoria em cima de falhas na Teoria da Evolução”. O que você acha dessa declaração?

O Henrique, eu sei, conhece pouco sobre as teses e fundamentos da TDI, e por isso fez essa afirmação equivocada. Mas estou certo de que o que ele viu e ouviu durante o 3º Simpósio Darwinismo Hoje, no Mackenzie, o fará rever sua afirmação. A TDI se baseia em argumentos que, independentemente da existência de teorias concorrentes, apontam para uma mente inteligente como a única causa conhecida, necessária e suficiente da vida e do universo. Ou seja, é pelo nosso conhecimento, hoje muitíssimo amplo, de como a vida e o universo funcionam, que concluímos que a TDI é a melhor teoria sobre nossas origens. Porém, como há uma teoria alternativa, a teoria da evolução, temos por obrigação, e não opção, de examinar a fundo suas teses. E quando essa análise obrigatória é feita, sem o filtro naturalista, vemos claramente não somente falhas, mas sim a absoluta impossibilidade de que a vida e o universo possam ter sido fruto de processos naturais não guiados. Não são lacunas, falhas, mas sim, na realidade, verdadeiros “abismos” nos quais não há explicação convincente. É como dizer que chegamos à Lua pedalando, que lançamos o primeiro astronauta dentro de um barril (e que ele sobreviveu para contar os problemas enfrentados).

Na evolução química, por exemplo, elo fundamental do modelo evolucionista, percebemos a absoluta impossibilidade, chance zero mesmo, do acaso, da pré-destinação, da pseudo-seleção natural pré-biótica, ou da necessidade, ou qualquer combinação desses fatores, de ter criado o L.U.C.A., a primeira forma de vida, com todos os requisitos necessários para a manutenção e reprodução desse “ser nada rudimentar”. Ou seja, na comparação de duas alternativas, vemos uma coleção enorme de dados seguros e inquestionáveis apontando para a ação de uma mente inteligente e consciente. Por outro lado, vemos uma coleção enorme e crescente de “abismos” de impossibilidades e de uma fé cega na geração espontânea e na elaboração de explicações futuras que simplesmente teimam em não aparecer, enquanto os abismos se avolumam e se expandem.

Há quem argumente que a seleção natural favorece certos organismos, pois, na presença de antibióticos, as bactérias resistentes tendem a ser favorecidas. O que dizer disso? Isso prova a evolução?

A resistência de bactérias e vírus às drogas tem sido propagada com muito alarde pelos evolucionistas como prova da evolução. “Evolution in action”, dizem, em alta voz! Mas será que o discurso tem correspondido aos fatos? Será que é mais propaganda do que produto? Gato por lebre? A vida tem, sim, a capacidade de se diversificar, ninguém nega isso, este é o ponto que nos une. Mas tudo indica que essa capacidade de diversificação já está programada em nossos genes e outros registros de informação. E quando isso acontece, informação é gasta, diminui. Ou seja, na vida também “não há lanche grátis”! Vírus ou bactérias, quando adquirem resistência às drogas, o fazem à custa de informação, à custa de perda de informação genética. Geralmente desativam proteínas ou os mecanismos pelos quais as drogas os estavam atacando. Estratégia de guerra, e guerra de trincheira! Nenhuma nova proteína, nenhuma síntese “de novo” é produzida. Nenhum novo ciclo, nenhuma nova máquina molecular. A vida é, sim, flexível, adaptável, mas como sabemos, há sempre um preço a ser pago, e a moeda da vida é a informação.

Paprocki também disse que “Design Inteligente é ter fé, é crer. Ciência é evidência”. É assim mesmo?

A TDI é racionalidade pura, e emana do conhecimento e de fatos, de argumentos lógicos, suportados pela matemática, pela física, química, bioquímica e biologia, pela cosmologia, pela Ciência como um todo. Conheço muito bem a TDI, e nunca encontrei na teoria sequer um único vestígio de fé. Nenhum postulado que assuma qualquer princípio que não sejam aqueles sustentados no que conhecemos, em causas necessárias e suficientes para a complexidade irredutível, para a informação aperiódica funcional e para a antevidência genial que observamos em milhares e milhares de exemplos fornecidos pela vida e pelo universo.

A Ciência é evidência, sim, e a TDI é Ciência em sua essência. Mas a ciência naturalista que apoia e defende a evolução cega e não guiada, produto do tempo e mutações refinadas pela seleção natural, e que defende essa tese dentro das amarras do naturalismo filosófico, e com seus pré-conceitos que dizem quais as conclusões a que devemos chegar, esta, sim, precisa ter fé, e muita. Fé no tempo, fé na geração espontânea do L.U.C.A., fé em “lanche grátis”; fé na infusão extraordinária e “repentina” de informação na Explosão Cambriana; fé em que um dia os elos perdidos serão encontrados; fé no “mundo do RNA”; fé que as suas próprias equações matemáticas que mostram a inviabilidade de seus processos estejam elas mesmas erradas; fé que um dia explicações possam surgir, mesmo quando elas simplesmente parecem não existir. Fé, e um tipo de fé muito ruim, do tipo que eu me nego a ter! Fé sem fundamentos firmes; fé sem provas nas explicações que estão por vir.

A química, sua área de estudos, revela o design inteligente?

Muitos usam comparações morfológicas, comparam bicos de passarinhos, ossos, embriões, cores de asas de mariposas. Mas é através da química, em nível molecular, que entendemos mesmo como a vida e o universo funcionam. É através da Química que aprendemos a “língua” das moléculas e podemos assim traduzir corretamente os ecos moleculares, os quais transmitem os segredos de nossa existência. É através da Química que percebemos que a vida não é coisa de amador, não! Vida é coisa de profissional! E profissional gabaritado, especializado! Que orquestrou os diversos códigos e a informação zipada, encriptada e compartimentalizada do DNA, tipo hard-disk. A arquitetura top-down algorítmica da vida, sua lógica estonteante e hiperotimizada. E elaborou o código de especialização celular das histonas, baseado em reações químicas ultrassincronizadas e ajustadas. E elaborou os planos corporais que nem sequer sabemos onde e como estão armazenados.

Li uma vez que a “evolução espera que não saibamos química”. Mas por quê? Porque as moléculas falam e não mentem! E as moléculas da vida transmitem uma informação clara que derruba qualquer discurso fundamentado em oratória ou comparações superficiais, em sínteses alfabéticas de letras mitológicas tipo C → B → A catalisadas por cat1 e cat2. É quando perguntamos quem seriam A e B e os tais cat1 e cat2, que a explicação se desvanece. Porque em nível molecular a evolução simplesmente não fecha as contas, se mostra inviável, e é ao nível molecular que observamos, ainda mais claramente, as assinaturas da mente inteligente e consciente que, como causa primeira, orquestrou a vida e o universo.

8 comentários:

Anônimo disse...

por que você não add botões de compartilhamento. no seus post amigo.? contador de visitas. contador de visitantes online.?
fazer seu blog mais bonito e pratico. vou deixar meu face precisando de algo conta comigo.

https://www.facebook.com/3dv4ncavalcante

Osvaldo Aires Bade disse...

DILMA BANDIDA
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=224814547660772&set=a.198211990321028.52310.100003966845956&type=1&theater&notif_t=like

Unknown disse...

acho engraçado que nenhum criacionista tem dificuldade em aceitar que um gato, um tigre e um leão, pertençam a mesma família, mas não aceitam que o Homem e o macaco são da mesma família. só pra ter uma ideia o teste de DNA que determina a paternidade de alguém é o mesmo que é utilizado para comparar indivíduos de uma mesma família e que dá similaridade de 95% para tigres e leões e a mesma porcentagem para homens e chimpanzés, como Diz Francis Collins. só o DNA já é suficiente para saber que a evolução é real, detalhe Collins tem autoridade para falar sobre evolução porque ele é biólogo agora este Eberlin é quimico e quer falar sobre o assunto. se Bem que os argumentos dele são os mesmos de um crente que não sabe nada sobre nada, aquele mesmo papo furado de que é muito complexo pra ter evoluído ou só uma mente poderia fazer isto. Bullshit.

Anônimo disse...

Bruno. Não vi você refutá-lo, apenas dizer um punhado de falácias argumentum ad hominem. E vc sabe que isso acontece quando a fonte de argumentos seca, não é?

Anônimo disse...

evolucao apartir da arca de Noe vale ,criar vida ,E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra Gênesis 2:7 a partir da nao vida vale ,
evolucao de Darwin e imposivel ,

Imposivel = DEUS toda vez que refutao com a palavra imposivel estao dizendo DEUS nao existe.


curcciodiretor@yahoo.com.br disse...

Deus existe pt. Deus veio do nada pt. Quem criou deus? O NADA criou deus do nada. Portanto, deus é criação do nada pt. Em conclusão deus é nada.

Uma chusma de "idiotas", criados na formação religiosa fraudulenta, fabrica milagres fraudulentos, o que me sempre me levou a afirmar que TUDO É FRAUDE NA RELIGIÃO. E eu posso provar.

Quanto às teses do DI, aquele mesmo "inteligente" onisciente da "arca" de Noé, diz o "livro" burrológico evanjégue, que tudo sabia, tudo sabe e tudo prediz, como "ser inteligente". Então, deus onisciente seria a obra perfeita inteligente, mas se "arrependeu" várias vezes, além de ser ciumento, nervoso, irado, violento, genocida e escravagista. Voltando para a "arca" ou para o "êxodo", deus seria de tal forma burro, quanto ter criado um Universo infinito apenas para os "vivos" do planetinha Terra. A pergunta idônea é: ONDE ACABA O UNIVERSO CONHECIDO? E depois dele, onde estaremos situados? Se temos 2 trilhões de estrelas somente na via lactea, por que a religião afirma que somente no planeta Terra existe vida inteligente? E se SIM, não seria um tremendo desperdício de tempo, espaço e matéria? Quanto ao nosso DNA com 98% de equivalência com os chimpanzes, isso prova, sem dúvidas, a evolução do homem e dos chimpanzés de UM ANCESTRAL COMUM. O resto é o resto sem qualquer evidência físico química, como o é um homem ficar 3 dias na barriga do peixe, o êxodo judeu 40 anos sem plantar um pé de alface, e Pilatos, prefeito feroz romano, descer ante a turba judia para "dar explicações" e soltar Barrabás, para depois, em 79 as legiões romanas arrasarem o que restou da turba de judeus, "povo escolhido" pelo DI.

Anônimo disse...

Engano no. 1 do comentário: tomar as metáforas bíblicas como descrição factual. (2) colocar "religião" como hiperônimo que abrange todas as crenças -- você precisa deixar de lado o preconceito contra a religião e examinar a todas as que puder -- você vai aprender mais do que imagina. Por enquanto você está julgando o produto pelo rótulo. (3) A Bíblia, sabidamente, não é um livro perfeito e "ditado por Deus", conforme alguns creem, mas foi escrita por homens falhos, em épocas e culturas diversas e a forma como se expressaram -- como acontece com todos nós -- carregava o peso de sua cultura e maneira de ver o mundo. Sua interpretação de um ser vingativo, irado, é no mínimo um exagero. O Senhor realmente mostrava indignação com os erros que destruiriam a civilização, mas daí em diante fica muito por conta da imaginação. (4) Nem todas as religiões acham que este planeta é o único que contém vida inteligente. "Pois criei mundos sem fim, para a minha glória". Procure esse texto nas suas pesquisa. Não vou permitir que seu pré-conceito destrua sua curiosidade.

Anônimo disse...

o que acontece com aminoácidos deixados em um tubo de ensaio por conta própria? nada. e o que acontece com uma proteína deixada por conta própria? se desfaz em aminoácido. os testes feitos por naturalistas em uma geração espontânea de uma codificação do DNA, foram ministrados, e msm assim, só apareceram 20, dos 50 necessário para a vida. geração espontânea? sem chance alguma.