Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

O porque é importante discutir Teorias Criacionismo e Evolução na sala de Aula


Recentemente o Blog Criacionismo Científico recebeu um comentário de uma adolescente, que te acordo com o perfil no Blogger, possui 15 anos de idade, ela participou de uma discussão sobre Criacionistas Vs Evolucionistas na sala de aula, e achou muito interessante a discussão, leia o comentário, que foi interposto na matéria Dr. Ateu, uma paródia a respeito do ensino de ciências nas Escolas
Realmente um ótimo vídeo, todas essas questões foram debatidas numa discussão bem “acalorada” na minha escola, os que acreditam em Adão e Eva e os que acreditam na Seleção Natural. O vídeo é bem humorado, mas trata de um assunto bem sério que até hoje trás polemica. É interessante eu ver como era ignorante até mês passado sobre essas discussões sobre os criacionistas Vs Darwinistas, eu nem sabia que hoje em dia ainda havia discussões desse gênero, sempre achei que atualmente todos concordavam com Darwin e ponto final, nem se quer sabia que existiam criacionistas!
Quanto mais fuço sobre o assunto, mais e mais quero saber, realmente valeu a pena o professor de Geografia passar um trabalho sobre Charles Darwin em homenagem aos seus 200 anos! xD
Mas a conclusão final, eu sou muito cientifica. Não consigo engolir de jeito nenhum a bíblia, não sou Ateia, acredito em Deus, tenho minhas crenças, mas desacredito 100% na bíblia, então Darwin é o que vejo de mais aceitável para a evolução humana.

13 comentários:

Wilton Pacheco disse...

Muita coisa foi descoberta depois de Darwin, curioso como não temos uma sintese de tudo isso sem desvincular o nome deste Naturalista que conseguiu reunir provas no mundo inteiro de que há parentescos entre espécies e que deve existir possibilidades sim de algum tipo de evolução.
As disciplinas que nos forma sempre estão se reformulando. E varia de acordo com questões éticas, políticas, religiosas, culturais, quando deveria variar somente para chegar a um modelo que possibilite a formação da visão crítica com eficiência para a qualidade de vida e formação social. Independente do caminho escolhido.
Esta discussão de teorias criacionistas devia ser considerado besteira e enterrada com outras besteiras como a questão do professor não poder se casar (Idade Média)... temos problemas no ensino muito mais sério indo até ao conteúdo moral e ético que a religião e família tem falhado.
Achei excelente este blog, com bons textos e que garante boas reflexões.

Biosfera disse...

A sala de aula pode ser palco para muitas discussões, principalmente quando contextualizamos e atualizamos os conteúdos a serem ministrados.
A discussão Criacionismo X Evolucionismo gera inúmeros questionamentos que podem favorecer a criticidade em nossos alunos.


Parabéns pelo blog e pelos textos.


Visite-nos!


abraçao

Anônimo disse...

Ridiculo!!Arrume algo pra fazer,ao invés de ficar perdendo seu tempo com DEus e cia. Tantos problemas no mundo que precisam ser resolvidos e ficar acreditando em Deus,não consigo engolir isso.Mas defendo com unhas e dentes o seu direito de expressar!Acredito na liberdade!Apesar do assunto não me agradar.rsrsrs,o blog foi muito bem estruturado,com textos interligados com reportagens atuis.

Marcos Sabino disse...

"Tantos problemas no mundo que precisam ser resolvidos e ficar acreditando em Deus,não consigo engolir isso."

É pelo mundo deixar Deus de fora que esses problemas existem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wanessa Penha disse...

Fico com pena dessas pessoas que não conseguem aceitar Deus e não acreditar que Ele exista.
Romanos 10:17 - "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus."

Edilson Moreno disse...

Olá pessoal.
É sempre polêmica essa discussão.
Porém é importante conhecer os fundamentos das duas hipóteses haja visto que uma delas deverá responder de onde viemos e quem nós somos e disso dependerá todo o nosso comportamento aceitando ou não nossas caracteristicas de selavageria principalmente aquelas aceitáveis e divulgadas na sociedade humana atual. Se não for assim deveremos repensar nossas atitudes e valores diários e talvez ai é que resida o grande problema, pois é mais fácil aceitar a constituição do egoísmo a ter que mudar em face as necessidades do outro. Mas só para constar, pense, se a Bíblia é uma utopia, então como explicar a precisão do surgimento da Terra haja visto que em Genesis diz ".. criou o céu e a terra ..." De fato o Universo foi criado cerca de 15 milhões de anos mas a Terra a apenas 4 milhoes de anos ... não dá o que pensar?

Dump de Memória disse...

Como Professor Universitário, sou totalmente contra o ensino criacionistas nas aulas de ciências e afins.

Creio que o ensino criacionista, deverá ser colocado como matéria religiosa, porque não existe nada de *científico*, já que, para ser criacionista é necessário ser religioso, o que é totalmente fora da questão científica.

Prego o conceito laico dos ensinos.

Forte abraço

Prof. Dalton Gerth

Francisco Tourinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Breno Sakaguti disse...

Caro Prof. Tourinho

Em primeiro lugar, eu duvido muito que seja realmente "professor", ou, se for, lamento muito que a classe de trabalhadores que deveria combater a ignorância e divulgar o conhecimento tenha caído a um nível tão baixo, a ponto de que um de seus representantes pregue desta maneira valores já tão ultrapassados.

Você provavelmente não tem o menor conhecimento do que seja realmente o Método Científico, nem ao menos deve conhecer o significado da palavra "teoria". Uma teoria é um hipótese que, por ser exaustivamente contestada e provada acabou em alcançar o posto mais alto que um pensamento pode alcançar, a quase comprovação absoluta. Mais do que isso, somente os fundamentalistas religiosos afirmam ter certeza.

É importante notar a distinção entre uma "teoria", que é comprovada de maneira lógica, racional e consensual internacionalmente e uma fantasia feita por escribas de três mil anos atrás ou um pensamento tido na noite de sexta-feira num boteco.

Por fim, sinta-se livre para discutir mais a pseudo-ciência do Criacionismo.

Atenciosamente,

Breno

Dr. Dermeval R. Jr. disse...

Eu contesto todas as teorias darwinianas. Não há prova científica nenhuma de evolução. O que há até o momento, são artigos que mostram evidências, mas não provas. Estas evidências podem ser forjadas, não duvido disso. Os darwinistas não explicam como é que chegamos até aqui, com plausibilidade. Apenas dizem que houve mutações. Impossível isto acontecer, pois mutações são fenômenos que denigrem a estrutura do DNA de forma a trazer prejuízo e não transformar uma espécie em outra até chegar no homem , o mais perfeito. Tudo isto é sem fundamento.

Unknown disse...

Boa tarde... O debate criação vs evolução é ainda hoje dos mais polémicos, mesmo nas escolas. Assisti a um debate na minha escola quando frequentava o ensino médio que me interessou muito e me fez pesquisar ainda mais sobre a Teoria Sintética da Evolução e o seu principal oponente,o criacionismo cientifico. Quanto mais procurei, mais convicta me tornei relativamente á evolução de que esta é um facto cientifico, embora a Teoria Sintética da Evolução continue a ser uma teoria (cientifica). Visiste o meu Blog sobre este assunto - Evolução vs criação: http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/2012/07/evolucao-vs-criacao-ii.html e deixe a sua opinião - ela conta...

Anônimo disse...

posso colocar seu banner no meu site? valeu
http://verdadereoculta.blogspot.com.br/